5 impactos negativos de um processo seletivo falho
Blog

5 impactos negativos de um processo seletivo falho

Um processo seletivo falho, além de perder um bom profissional, pode trazer inúmeras consequências as empresas. Um exemplo é o aumento de custos financeiros extras, assim como perda de tempo por parte das organizações.

Fato é que dentre os principais motivos para esse tipo de erro está uma contratação com pressa, além disso falta de um fit cultural bem construído, sem contar a falta de transparência e também de feedbacks aos candidatos, algo muito esperado pelos mesmos após um processo seletivo.

Uma pesquisa desenvolvida pelo LinkedIn revela inclusive que 94% dos candidatos as vagas gostariam de receber uma resposta, seja ela positiva ou negativa por parte da empresa, contudo, somente 41% deles já a receberam alguma vez. Dessa forma fica claro o quanto um processo seletivo falho afeta negativamente as empresas pelo mundo.

Pensando justamente no assunto decidimos criar esse conteúdo. Selecionamos abaixo 5 impactos que um processo de recrutamento errôneo pode trazer as empresas, além disso, damos dicas de como evitá-los. Acompanhe.

 

5 impactos negativos de um processo seletivo falho

 

  1. Dificuldade na atração e retenção de talentos

Um dos principais impactos sentidos pelas empresas dinte de um processo seletivo falho está na atração e retenção de talentos. Isso acontece porque um bom processo precisa deixar claro seus objetivos e a falta de transparência afeta consideravelmente essa questão.

Mais que contratar o profissional, o processo seletivo precisa encantá-lo também, assim como mostrar ao candidato que a empresa e o cargo, em especial, são ideais para ele. Dessa forma é essencial que alguns quesitos sejam considerados como as competências, técnicas, o perfil do candidato e o seu fit cultural.

Quando algum desses quesitos não se encaixa, as chances de ter rotatividade é enorme, o que faz com que experiências ruins sejam experimentadas, comentadas, bem como novos talentos afastados.

 

  1. Falta do perfil adequado para a vaga em questão

A falta do perfil adequado também é um impacto negativo causado pelo processo seletivo falho. Afinal, mesmo que um dos processos dê errado, a necessidade do profissional para a vaga não vai deixar de existir, não é mesmo?

Dessa forma a demora no encontro do perfil adequado faz com que a equipe acabe sobrecarregada, por exemplo. Assim como gere uma corrida para encontrar o mesmo, o que interfere no processo ideal e adequado de contratação, podendo novamente colocar em risco a contratação assertiva.

 

  1. Impacto financeiro

Não podemos deixar de comentar aqui também o impacto financeiro que um processo seletivo falho pode trazer. Isso porque além de afetar a produtividade com a falta do profissional ideal, a demora envolve também gastos extras.

Dentre eles estão o suporte tecnológico, anúncio de vagas, tempo da equipe e principalmente os gastos com os processos internos feitos pelo profissional como realização de exames, treinamentos entre outros.

 

  1. Danos a cultura organizacional da empresa

A cultura organizacional é um ponto bastante importante das empresas., afinal é através dela que elementos como crenças, regras e valores são passados aos funcionários de modo a alinhar seus comportamentos com a empresa, contudo, um processo seletivo falho também pode afetá-la de forma grave.

Ao obter contratações erradas, as empresas podem acabar passando uma imagem equivocada ao consumidor final. Dessa forma, além de afetar todo o processo de contratação, também acaba por atingir os colaboradores que já estão na empresa, permitindo que os mesmos parem de se identificar com seus propósitos, bem como missão e valores já repassados. Um ar de desconfiança pode nascer.

 

  1. Produtividade fica prejudicada com o processo seletivo falho

Por fim, a produtividade também fica prejudicada. Afinal, o tempo da equipe gestora também é valioso, não é mesmo?

Ao ter um processo seletivo falho, muitas coisas se perdem pelo caminho. Não só o processo do colaborador que acaba por passar todas as etapas, fazer treinamentos e demais processos internos, mas também a necessidade de fazer tudo novamente caso o mesmo desista ou passe por uma possível demissão, por exemplo.

 

Como evitar impactos negativos no processo seletivo falho?

Por fim, não podemos terminar esse artigo sem reforçar o quanto as contratações não devem ser realizadas sem planejamento. Para evitar os impactos negativos de um processo seletivo falho é essencial encontrar ferramentas e conhecimentos adequados. E principalmente fazer o processo sem pressa.

Para não ter erro é essencial que a equipe conte com ferramentas integradas de recrutamento e seleção, assim como tenham conhecimentos suficientes sobre a empresa e sua cultura. Também é imprescindível que todos os detalhes das vagas sejam esclarecidos, além disso a postura profissional estabelecida para o processo.

É importante que:

  • Se utilize filtros especializados como as características específicas que procura no profissional;
  • Aplique-se testes comportamentais;
  • Personalize-se todas as etapas do funil de recrutamento, assim como transforme a experiência do candidato mais feliz;
  • Otimize-se o recrutamento com ferramentas e tecnologias a disposição;
  • Faça-se o anúncio das vagas em locais assertivos;
  • Dê feedbacks aos candidatos sobre o processo seja ele qual for.

 

Leia também:

Hard e Soft Skills: Qual a diferença entre elas?

Employer Branding e Employer Experience: Entenda a diferença

Recrutamento e Seleção: Os benefícios de contratar uma empresa especializada em RH