Cinco vantagens de contratar um funcionário temporário
Blog

Cinco vantagens de contratar um funcionário temporário

A contratação de um funcionário temporário já faz parte do cotidiano das empresas. Épocas muito movimentadas e comemorativas são recheadas de vagas como esta. Isso porque o volume de vendas e produção aumenta e a necessidade de atender a demanda da empresa cresce.

Para sanar dúvidas de muitos empresários sobre o que é um funcionário temporário, assim como quais suas vantagens no ambiente corporativo criamos esse post.  A ideia é explicar melhor o que é de fato a vaga. Além disso como ela funciona diante da legislação trabalhista e quais seus principais benefícios. Acompanhe.

 

Afinal, o que é um Funcionário Temporário?

Antes de abordarmos de vez as principais vantagens de um funcionário temporário é importante entender o que ele significa. De acordo com o Ministério do Trabalho, a vaga é aquela criada para suprir a necessidade pontual da empresa, ou seja, que não é permanente.

Normalmente este tipo de funcionário é contratado em épocas de maior movimento, ou seja, sazonalidade alta pelas empresas. Assim como também para substituir uma equipe que está desempenhando outra função, ou de licença médica, por exemplo.

 

Quais as regras desse tipo de trabalho?

Contudo vale destacar que para que o trabalho temporário aconteça, algumas regras que são exigidas e regulamentado por lei específica (Lei nº 6.019/74 e Decreto nº 10.854/2021). Elas incluem:

  • A contratação no máximo de 180 dias, consecutivos ou não;
  • Pode acontecer prorrogação de 90 dias;
  • Após o prazo a empresa não pode contratar o mesmo funcionário de forma temporária por um prazo de 90 dias;
  • A jornada de trabalho é de 8 horas, podendo ser estendida em casos específicos e sob contrato.

O Contrato de Trabalho Temporário para ser válido deve ser feito com uma empresa de (TT) Trabalho Temporário, regulamentada pelo Ministério do Trabalho e do Emprego para exercer a atividade.

A empresa utilizadora deste trabalho apresenta uma necessidade transitória:

  1. Substituição de seu pessoal permanente (cobertura de férias, licenças médicas ou transferências de equipes para outra função por tempo menor 180 dias podendo prorrogar por mais até 90 dias apenas)
  2. Ou atender uma demanda complementar de serviços (por alta sazonalidade, fechamento de um contrato, ou seja, aumento extraordinário de trabalho).

Outra atenção é que o registro na CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) deverá ser informado e carimbado somente na Anotações Gerais.

Outro ponto importante a frisar é que o funcionário temporário não é um funcionário terceirizado.

 

Cinco vantagens de contratar um funcionário temporário

E para mostrar que contratar um funcionário temporário pode ser uma boa saída, cinco vantagens desse tipo de contratação são explicadas a seguir.

Caso você ainda não tenha aderido a essa modalidade, mas sua produção esteja demandando tal necessidade, vale a pena conversar com sua equipe de RH.

Conheça as vantagens desse tipo de contratação:

01) Contratação mais rápida

A contratação de um funcionário temporário é muito mais rápida que um efetivo. Isso porque o contrato não possui a necessidade de toda a burocracia exigida pelo CLT.

A mesma acontece via contrato e evita que a equipe fique sobrecarregada esperando todo o processo acontecer. O encerramento do contrato segue a mesma linha. Ou seja, é bastante objetivo e sem enrolação.

02) Descoberta de novos talentos

Por ser um trabalho com prazo, a contratação de um funcionário temporário também traz oportunidades profissionais. É possível descobrir novos talentos desta forma. Assim como avaliar o desempenho profissional de cada um de forma individual.

Vale destacar que essa descoberta funciona como um período de experiência e avaliação também. Afinal, a contratação temporária permite trazer novas perspectivas, novas avaliações e possibilidade mudança para a empresa no futuro.

03) Agilidade nas demandas da empresa

A necessidade de atender o mercado de forma eficiente exige que a empresa esteja preparada para isso. Talvez a maior vantagem de todas envolvendo esse tipo de contratação esteja na agilidade das demandas da empresa.

Visto que a vaga traz agilidade aos processos e evita que a equipe se torne sobrecarregada, mantendo assim seu nível de qualidade no atendimento. Ou seja, seu cliente continuará recebendo o nível de atendimento que merece.

04) Gera mais economia e aumento do ROI

Optar pela contratação temporária também pode trazer economia. Esse tipo de contratação acaba tendo um custo baixo por não exigir todas as obrigações previstas pela CLT. Ou seja, não traz custos sobre aviso prévio indenizável, assim como multa do FGTS.

Neste caso a empresa também fica livre de pagar requisitos da folha de pagamento como por exemplo, aviso prévio e FGTS sobre o mesmo, multas por rescisão de contratos, plano de saúde, PLR e outros benefícios.

Você sabia que para sua empresa a Mão de Obra Temporária possui uma Redução de 26% entre as verbas trabalhistas e encargos devido a cada colaborador, melhora a produtividade e retenção dos colaboradores, pois já iniciam com experiência.

Ainda pensando em Redução de Custos, caso sua empresa seja enquadrada no regime tributário Lucro Real, poderá se Creditar dos Impostos Retidos na Nota Fiscal, e também se Deduzir do Valor Integral da Nota Fiscal na Apuração do IRPJ e CSLL.

05) Flexibilidade e motivação da equipe

E por fim, mas não menos importante vale destacar que o funcionário temporário pode trazer flexibilidade ao mercado. Ao serem contratados, os profissionais acabam respondendo à necessidade da empresa naquele momento, assim como trazem diversas experiências e personalidades para dentro do ambiente trabalho.

Além disso também a contratação temporária pode trazer motivação a equipe. Isso porque uma equipe sobrecarregada não é tão produtiva como deveria. As contratações extras, por outro lado, podem mudar este cenário e permitir que a sobrecarga diminua e proporcione mais motivação da equipe como um todo. Melhorando o ambiente de trabalho e evite o adoecimento da equipe.