Quem está por dentro do universo de RH com certeza já ouviu falar sobre o Employer Branding e Employer Experience. Os mesmos são termos bastante utilizados e que farão parte das tendências do setor daqui para frente. Contudo, é comum ainda serem confundidos entre si, isso acontece tanto pelos nomes estarem em outro idioma, como também por serem conceitos novos e que aparecem como uma nova forma de modificar a rotina das empresas e melhorar o ambiente ocupacional.
Para sanar as dúvidas e explicar de vez qual a diferença entre os termos criamos esse post. Aqui você descobre o que é cada um, assim como aprende qual a principal diferença entre eles. Acompanhe.
O que é o Employer Branding e Employer Experience?
Antes de entender a diferença entre os termos é importante saber a definição de Employer Branding e Employer Experience.
Escritos em inglês, os mesmos são dois conceitos usados na gestão de pessoas de uma empresa. De forma geral podemos definir Employer Branding como o conceito voltado para a imagem da empresa a respeito da sua marca empregadora. Já Employer Experience é o termo voltado a experiência dos colaboradores durante o processo de recrutamento e seleção, até seu desligamento.
Os dois conceitos no fim se unem para alavancar os resultados da organização.
Características do Employer Branding
Para quem ainda tem dúvidas, o Employer Branding é caracterizado como a reputação de uma empresa quanto ao lugar para se trabalhar. Ou seja, se a mesma é um ambiente agradável ou não para vínculos empregatícios, assim como capaz de reter bons talentos.
O conceito considera que uma empresa que possui uma marca empregadora forte e consolidada é aquela onde as mesmas investem em ações para mostrar seu valor. Seus pilares levam missão, visão e valores em consideração, assim como reconhecem o papel do colaborador para o sucesso da empresa.
Dentre suas características, por sua vez, estão ações estratégicas para promover a imagem de marca empregadora. Assim como está na cultura organizacional de cada empresa.
Se você é gestor saiba que uma empresa com um bom planejamento de Employer Branding normalmente conta com colaboradores mais capacitados e motivados também.
A aplicação do conceito envolve:
- Páginas de carreiras bem construídas;
- Benefícios importantes e criativos aos colaboradores;
- Planos de desenvolvimento;
- Plano de carreira bem estruturado;
- Remuneração compatível com a função;
- Possibilidade para compartilhar experiência de trabalho.
Características do Employer Experience
Quando falamos em Employer Experience estamos falando da experiência do colaborador. Neste caso podemos incluir toda a jornada do profissional. Ou seja, desde sua candidatura até o seu desligamento.
Nós já falamos por aqui o quanto a experiência do candidato durante a seleção é importante para a empresa, uma vez que a mesma impacta diretamente na percepção da marca.
Neste caso, o conceito atua diretamente no vínculo do colaborador com a empresa, onde uma boa experiência permite que os mesmos se sintam orgulhosos e motivados. Assim como funcionários mais fiéis e comprometidos com a empresa.
Ao se preocupar com a experiência do funcionário, a empresa consegue diminuir de forma importante as taxas de rotatividade. Taxas elevadas são responsáveis por prejudicar a imagem da empresa. A aplicação do conceito, portanto, considera o feedback do colaborador como pontapé para mudanças positivas.
Para desenvolver o Employer Experience alguns pontos podem ajudar, como:
- Desenvolver a comunicação interna;
- Oferecer flexibilidade de horários;
- Desenvolver ações que permitam a socialização entre os colaboradores;
- Oferecer oportunidades de crescimento;
- Promover a saúde ocupacional;
- Quebrar a rotina do colaborador e lhe oferecer novos ares;
- Desenvolver ações para conhecer o colaborador.
Qual a principal diferença entre Employer Branding e Employer Experience, afinal?
Agora que já entendemos o que é cada conceito fica mais fácil entender as diferenças entre Employer Branding e Employer Experience. Apesar de ambas estarem voltadas para o colaborador, a principal diferença está em sua aplicação. Então anote aí:
- O Employer Branding é focado no desenvolvimento da marca empregadora. Ou seja, utiliza estratégias para atrair e reter talentos através de um ambiente de trabalho mais acolhedor e respeitoso.
- O Employer Experience, por sua vez, envolve a experiência do colaborador na empresa. Isso desde o início da sua jornada, durante o processo de recrutamento e seleção, passando pelo dia a dia na empresa e também em seu desligamento.
Gostou de saber mais sobre Employer Branding e Employer Experience?
Você também pode gostar de:
Como tornar a experiência do candidato mais feliz?